domingo, 31 de julho de 2011

Haras Água Boa - Mangalarga Marchador

O Haras Água Boa fez a opção de criar animais de marcha picada.
Antes de mais nada somos usuários do cavalo e desde muito tempo utilizamos este animal para jornadas de longo percurso, desde 1 dia até 7 dias consecutivos, desde 35 a 400km no total e a uma média de 40/50km ao dia.
Há mais ou menos 20 anos começamos essas cavalgadas e já testamos vários tipos de cavalos e até muares, porém nenhum chegou nem perto da montada de um Mangalarga Marchador de marcha picada.
Dentro desta nossa opção pela marcha picada buscamos antes de tudo um animal, avante, equilibrado, que não oscile e que tenha uma marcha mais dissociada mas sem esquecer que a lateralização, desde que não excessiva, faz parte deste tipo de andamento. 
Fisicamente pretendemos desenvolver um animal de aprumos perfeitos, com boa estrutura óssea e estatura elevada, boa garupa e boas inserções de pescoço e cauda. 
Estamos utilizando prioritariamente em nosso plantel animais de cores firmes e fomos beber na fonte das linhagens Herdade, Passatempo, Tabatinga, Angaí, Favacho, Traituba, JB e das mais recentes Calciolândia, Porteira de Tábua, Gironda e Catuní.Já no nosso 10° ano de criatório e 6° expondo animais em pista ficamos em 1º lugar no ranking NACIONAL da ABCCMM como EXPOSITOR DE MARCHA PICADA em 2006, 2007 e 2008 e em 2009 e 2010 terminamos em 3º e 4º lugares no Ranking Nacional, respectivamente. 
Está sendo uma enorme conquista, grande honra mas acima de tudo um tremendo estímulo para que continuemos esta árdua batalha em prol do resgate da marcha picada no Mangalarga Marchador.
Temos o orgulho de dizer que tambem fomos o Haras Melhor Expositor Nacional, em 2007 e 2008 e em 2009 e 2010 conseguimos a 4ª colocação em ambos.Agora nosso principal objetivo a médio/longo prazo é o de nos tornarmos 1º lugar como CRIADORES já que a curto prazo queremos continuar brigando pelos primeiros lugares como EXPOSITOR com toda certeza.
Temos ainda o maior orgulho de contarmos em nosso plantel com quatro dos maiores reprodutores de marcha picada da raça que são o PREDILETO ATLETICANO (Sincero da Escadinha x Catarina do Putumuju) Campeão Nacional de Marcha e da categoria Cavalo Jovem e Grande Campeão Nacional da Raça de Marcha Picada em BH/2007, o DRAGÃO DA PORTEIRA DE TÁBUA (Enígma Scala x Normalista da Porteira de Tábua) Reservado Campeão Nacional de Marcha Picada 2005 e Campeão Brasileiro Senior de Marcha Picada e Reservado Campeão dos Campeões de Marcha Picada na CBM 2007 e Campeão dos Campeões Nacional Marchador Ideal 2008 e em 2009 sagrou-se ainda Campeão Nacional Sela de Ouro. 
Reproduziram tambem em nosso Haras o SPINHO DO ESPINHO PRETO (Stomate do Berma x Raja Fada), Campeão Nacional Cavalo Junior 2007 e Reservado Grande Campeão Nacional da Raça, tambem em 2007 e ainda o LACRE JASMIM S.R.R. (Jasmim JB x Briosa da Derrubada) Campeão Nacional Sela de Ouro 2008.
Simplesmente o Haras Agua Boa tem os 4 maiores titulos Nacionais possíveis dentro da Raça. E isso com 4 animais diferentes, o que é ainda mais importante!
Recentemente vendemos o Spinho para a Alemanha e o Lacre para Brasilia afim de aprimorarem criatórios naquelas regiões, mas repomos eles com méritos através de nosso mais recente reprodutor, o jovem IRADO DA PEDRA VERDE(Favacho unico x Dakota da Pedra Verde), que já foi Campeão de Marcha e categoria em vários campeonatos. E o UNICO CAXAMBUENSE (Haity Caxambuense X Hidra Caxambuense) garanhão negro e lindo animal com uma marcha espetacular e uma das melhores morfologias da raça e com o sangue do Haity, um dos melhores reprodutores do Marchador.
Estão tambem produzindo no nosso Haras duas Campeãs Nacionais, em 2005 a Nívea da Lagoa da Serra (baia) e em 2007 a Catuni Quiara (preta). E não podemos deixar de fora a Gisele São Bôa Ventura (rosilha) que se sagrou em finais de 2007, Campeã Brasileira Égua Jovem de Marcha Picada e a Avenca São Boa Ventura (tordilha) Grande Campeã da Raça de Marcha Picada ANCCMM (RN)/2007.
Possuímos cerca de 70 matrizes escolhidas a dedo e compradas uma a uma, sendo que mais de 95% de cores firmes, que estão parindo futuras gerações de campeões de marcha picada e que certamente levarão nosso sufixo ao nível dos melhores criatórios da raça. Paulatinamente estamos substituindo essas matrizes por nossas crias com o ferro Água Boa que serão as futuras matrizes bases de nossa tropa.
Por isso tenham certeza que os produtos Água Bôa já estão nascendo com \"sêlo de qualidade\".

Nenhum comentário:

Postar um comentário