sábado, 30 de julho de 2011

Copa Matsuda Mangalarga realiza 3ª Etapa

Premiação: Três motos zero quilômetro estarão entre os prêmios do evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM)


mangalarga_copa_400.jpg (400×268)



Rancho Bigorna, localizado na cidade paulista de São Sebastião da Grama, receberá a terceira etapa aberta da Copa de Andamento Matsuda Mangalarga 2011. O evento, que é classificatório para a final da competição, acontecerá a partir das 8h da manhã do próximo sábado, 18 de junho.
Já tradicional no calendário da raça, a etapa de São Sebastião da Grama contará este ano com uma atração a mais, a premiação diferenciada, que incluirá três motos zero quilômetro. A primeira delas será sorteada entre os concorrentes enquanto as outras duas serão entregues respectivamente ao proprietário do melhor cavalo e ao expositor da melhor égua da competição.
O evento contará ainda com a venda de coberturas de renomados garanhões (Topázio JO, Regalo JO, Café JO, Jambo da Sabaúna, Regalo da São Roberto, Vanerão do HIC, Derviche DAM, Protegido do Otnacer, Igor do Otnacer, Prêmio do Otnacer, Jaguari DA, Xangai ACF e Guará Saint Clair JO) e a oferta de barrigas de conceituadas matrizes da raça (Zafira ACF, Uiara MAB, Antuérpia HPDO e Casa Blanca VAT). As aquisições poderão ser feitas em dez parcelas ou à vista com desconto. Toda a receita arrecadada será utilizada para financiar a realização da prova.
As inscrições para o evento, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e da Prefeitura de São Sebastião da Grama, podem ser feitas diretamente com a ABCCRM, pelo e-mail carlos.alberto@cavalomangalarga.com.br.
A expectativa dos organizadores é repetir o sucesso da edição de 2010, quando 42 animais, provenientes de 17 tradicionais criatórios da região, realizaram uma concorrida disputa na pista do Rancho Bigorna.
Progressivo, macio e equilibrado
Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento progressivo, equilibrado e macio. As provas de andamento foram criadas justamente para valorizar essa marcante característica da raça. Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição. Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses, mais de 60 meses e, por fim, cavalos castrados com mais de 36 meses.
Considerada a mais importante competição funcional da raça, a Copa Matsuda Mangalarga 2011 contará com 16 provas e passará por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Goiás. Além da finalíssima, marcada para os dias 27 e 28 de novembro, acontecerão oito disputas abertas e outras sete regionais. Para participar da prova decisiva, no entanto, os concorrentes precisarão obter o índice classificatório exigido pela ABCCRM. Para isso, os animais terão que somar pontos nas provas abertas, que possuem um peso maior dentro do sistema de credenciamento, e também nas disputas regionais da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário