terça-feira, 19 de junho de 2012

Haras Nanuque - História.

O Plantel Mangalarga Marchador iniciou-se quando Marcelo Wanderley foi buscar alguns exemplares da raça no Berço do Marchador. Para começar seu criatório, adquiriu três matrizes, filhas do Abaíba Marengo, do Sr. Erico Junqueira (Abaíba), e outras dez do Sr. Júlio Avelino (Gironda). Comprou, ainda, o reprodutor Caxambú Íon do amigo Hélio Belo Cavalcanti. No Leste de Minas Gerais, município de Nanuque, onde Marcelo Wanderley, sua esposa Perpétua e as filhas Ana Flávia e Liliana moravam desde 1967, deu-se a formação do haras que, por isso mesmo, veio a ser denominado Haras Nanuque. Em Nanuque, o Haras nasceu e tomou forma, foi palco de grandes conquistas e coadjuvante de encontro e formação de grandes, sinceras e perpétuas amizades...

Assim começou sua história. Hoje, uma seleção de mais de 35 anos resulta em uma grande conquista: animais de estrutura, docilidade, beleza e, acima de tudo, Comodidade.

Garanhões usados pelo criatório Nanuque:
Arteiro da Gironda ( Trevo da Gironda x Sandra do KM 47)
Herdade Alter  (Herdade Cadilac X Herdade Alteroza)
Santana Xavante (Santana Sorriso X Abaíba Coronha)
Sândalo do Granito (Arubé Bela Cruz X Macumba do Granito)
Náutico AJ (Providência Regente X Providência Baliza)
Minueto do Pau D’Alho (Hércules AJ X Abaíba Cigarra)
Caraó do Rio dos Homens (Angaí Níquel X Angaí Luana)
Inglês JB (Beijo JB X Minuta LJ)
Balote AC (Herdade Capricho X Índia do Capitólio)
Século de Nanuque (Inglês JB X Noiva da Esmeralda)
Nesta estação de Monta de 2007/2008 - Trabalhamos com o Ramalho da Esperança, garanhão que carrega o sangue dos  gdes genearcas da RAÇA.

A paixão por cavalos remonta ao tempo da infância de Marcelo Wanderley, e a escolha por criar o Mangalarga Marchador não tem outra explicação senão a sua comodidade, docilidade e beleza. O gosto que adquiriu do seu pai, o prazer de montar bons animais, o conhecimento que só a lida do dia-a-dia e o tempo trazem, sabedoria de se criar bons cavalos, vêm sendo transmitidos para as filhas e netos.

Como desafios norteiam a trajetória de Marcelo Wanderley e sua família, norteiam também a história do Haras Nanuque/Fazenda Rancho Novo. Hoje, situado em JARDIM - MS, região cercada por belezas naturais, águas cristalinas e animais silvestres; parte do maior pólo turístico do Estado do Mato Grosso do Sul. (Clique aqui e conheça as belezas naturais da região).

O Criatório Nanuque continua com uma postura avançada e sóbria, está sempre atento aos elementos que considera ser de fundamental importância para o cavalo: comodidade, docilidade, beleza e funcionalidade. Assim, continua desenvolvendo um dedicado trabalho de seleção da raça Mangalarga Marchador, num processo constante de aprimoramento, buscando a perfeição... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário